domingo, 10 de maio de 2009

Button vence 4 das 5 provas do campeonato

Jenson Button e a Brawn GP provaram neste domingo porque lideram o Mundial de Fórmula 1 de 2009. Além de andar rápido, a vitória do inglês no GP da Espanha foi garantida graças a uma estratégia brilhante na pista, superando assim o companheiro Rubens Barrichello, que mais uma vez chega em segundo lugar, mantendo assim esta posição na classificação da temporada.

Logo atrás chegou o australiano Mark Webber, da Red Bull, em seu primeiro pódio no ano com o terceiro lugar, também graças à estratégia da sua equipe, num grande corrida, tendo na sequência o companheiro Sebastian Vettel, quarto lugar após briga intensa com Massa na parte final da corrida e o passando devido aos problemas com o brasileiro.

Um resultado que poderia ter sido bem melhor nesta quinta etapa do Mundial é o do próprio Felipe Massa (que será pai), com sua Ferrari, que terminou em sexto lugar. Só não chegou à frente por falta de combustível, em outro erro da equipe - não conseguiu terminar nem a última volta. A fase negra continua com o finlandês Kimi Raikkonen, que abandonou mais uma vez, agora por um problema no acelerador, provavelmente o mesmo que atingiu o brasileiro há duas corridas.


PANCADAS
Com tradição de poucas ultrapassagens, a pista do Circuito da Catalunha não perdoa quem força a barra. E logo após a largada teve o único acidente registrado na corrida: Fernando Alonso (Renault) tentou passar por Jarno Trulli (Toyota), que não conseguiu segurar o carro, foi para fora e voltou, atingindo Adrian Sutil (Force India). Para não bater, Sebastien Buemi freou e foi atingido pelo colega de Toro Rosso Sebastien Bourdais.

Os quatro carros tiveram de abandonar. Outro envolvido - sem culpa - na confusão foi o japonês Kazuki Nakajima, da Williams, que teve de trocar seu bico. Voltou, mas se já não é rápido sem problemas, ficou ainda mais longe de pontuar, terminando em 13.º e penúltimo lugar, tomando volta dos líderes.

SEM SUCESSO
Nelsinho Piquet e sua Renault não tiveram outro dia bom. Ele chegou em 12.º lugar e não conseguiu avançar muito no grid em toda a corrida. E viu ainda, mais uma vez, o bicampeão mundial Fernando Alonso pontuar, com o quinto lugar.

A próxima etapa do Mundial é o tradicional GP de Mônaco, em Montecarlo, daqui duas semanas, no domingo dia 24 de maio. Resta saber se a nem tanto mais tradição - falhou nos dois últimos anos - de que o vencedor na Espanha será o campeão da temporada. Button torce por isso e já tem uma boa vantagem para isso: 14 pontos. Mas, nada que ainda não possa ser retirado.

Fonte: estadao.com.br