quarta-feira, 13 de maio de 2009

Dafra supera Suzuki em vendas

Há dois anos no Brasil, a Dafra vem abocanhando mês a mês um pequeno pedaço do mercado de motos. Já em seu primeiro ano de vendas a montadora mostrou que existe espaço para crescer no País, encerrou 2008 com 3,47% de participação, em quinto lugar, atrás da Sundown, que teve 4,19%.

No mês passado a empresa conquistou o terceiro lugar em vendas. Vendeu 63 motos a mais que a Suzuki, que ocupava a terceira posição desde 1995. No total a Dafra vendeu 7.302 motos no mês passado, mas no acumulado do ano a Suzuki ainda ocupa o terceiro lugar, com 30.219 unidades, ante 24.383 da Dafra.

A Dafra obteve 5,8% de participação no mercado, ficando atrás da Yamaha, com 13,6%, e Honda com 68,7%.

Fabricada no Brasil com a tecnologia chinesa, a Dafra lançará ainda neste ano mais três modelos. A expectativa é da empresa é chegar a 12% de participação em 2012.

Califórnia quer proibir carros pretos


A Califórnia estuda proibir a venda de veículos na cor preta. O governo alega que algumas cores (escuras, principalmente o preto) devem ser proibidas para reduzir as exigências energéticas para resfriar o interior dos veículos pintados nessas cores. Uma apresentação sobre a legislação proposta pela California Air Resources Board está exposta abaixo.

O problema não é a cor por si só, mas a refletividade da pintura no geral. E cores escuras simplesmente não refletem bem, por isso estudamos proibi-las. "A cor preta continua a ser um problema", diz o relatório.

Quem sofre com o calor ao entrar em um carro, sabe que pode resfriar-se um pouco abrindo as janelas antes de ligar o ar condicionado, mas em um carro de cor escura, a primeira coisa que se faz é ligar o climatizador, e é aí que está o problema. Mas para este relatório, não há outra cor que seja tão ruim, simplesmente, o preto é o mal.

A nova regulamentação entraria em vigência em 2012, por isso, quem quiser um carro preto, é melhor comprá-lo o quanto antes.

E você pensou que comprando um Toyota Prius preto (veículo hibrido) fez de você uma boa pessoa. Pense novamente, você pode passar a odiar a idéia de energia limpa.

Felizmente, sites na cor preta ainda estão liberados, embora saibamos que comprovadamente eles, também, utilizam mais energia.