Um livro que acaba de ser publicado na Holanda questiona a         legitimidade de Ferdinand Porsche como o homem que inventou o         Volkswagen Beetle (Fusca). De acordo com o livro “Het Ware         Verhaal van de Kever” ("A verdadeira história do Fusca”),         do historiador Paul Schilperoord, o homem que desenvolveu o         carro mais popular do mundo e que se tornou o símbolo da         indústria automobilística alemã foi um jornalista e engenheiro         judeu chamado Josef Ganz (1898-1967).
De acordo com o livro, que está sendo cogitado         para servir de roteiro para um filme de cinema, Ganz era filho         de pai alemão e mãe húngara, adorava engenharia automotiva e         projetou em 1923 o primeiro carro compacto com motor na parte de         trás, carroceria arredondada e suspensão independente. Ele         sonhava criar um carro que pudesse ser mais seguro e eficiente         que os modelos da época e custasse o mesmo que uma motocicleta.
Ganz entrou em contato com fabricantes de motos e em 1931 conseguiu finalmente construir o protótipo Maikäfer (Meu Besouro). Após prestar serviços para a BMW e a Daimler, Ganz acabou preso pela Gestapo, a polícia do regime nazista, em 1933, acusado de chantagem. Libertado no ano seguinte, acabou tendo sua carreira como projetista prejudicada.
Ganz seguiu para a Suíça onde o próprio governo suíço tentou roubar seu projeto. Para piorar, de acordo com o livro, Adolf Hitler ficou entusiasmado com a ideia de produzir um veículo popular em larga escala.
Hitler então teria designado Ferdinand Porsche para desenvolver o VW Beetle e ficar com todos os créditos pela obra.

O livro de Schilperoord contém documentos importantes de Ganz e centenas de fotografias e desenhos inéditos do carro que inspirou o Fusca.
Fonte: g1.com.br