
Grande estreante da temporada 2009 da Copa Peugeot, o hatch 207,         preparado para andar de rali, disputa o campeonato desde de         junho deste ano.
Fabricado em Porto Real, no RJ,         o 207 para as corridas na terra é vendido pela Peugeot  por         R$ 50 mil, com a condição que o interessado participe, pelo         menos, de 70% das etapas de cada temporada.          
Além do desenho, o modelo de competição traz          características do carro de rua. A começar pelo motor 1.6 16V         flex, que no veículo de rali é abastecido com álcool  e         chega a 140 cv de potência. Para alcançar esse número, o         propulsor  exigiu um novo bico injetor e vela de         menor grau térmico para suportar a temperatura mais alta. O         modulo de injeção foi calibrado para as altas rotações          e o coletor de escapamento foi redimensionado, o que aumentou o         fluxo de saída dos gases.

O câmbio manual é derivado do modelo de série, acionado         por um comando por cabo, só que com uma relação final mais         curta. A suspensão é composta por molas e amortecedores da         Peugeot Sport francesa, específicos para rali. Também são         originais de fábrica o freio a disco nas  4 rodas que são de         14 polegadas. Mas na versão de competição, os pneus são         desenvolvidos pela Yokohama para uso em competições na terra.
O G1
 andou no 207 de rally por um trecho de         terra e curvas acentuadas preparado pela Peugeot para o teste.         Entrar no modelo requer uma certa prática. Como o habitáculo         é reforçado por barras de aço que formam a chamada “gaiola”, o         espaço é encurtado. O assentos de competição abraçam o motorista         e  o cinto de 4 pontos dão segurança para quem         pretende enfrentar o desafio.

 Chega a hora de girar a         chave. Ao acelerar, o ronco do motor é estrondoso e aliado ao         barulho da explosão do escapamento, característico de carros de         competição, faz com que a adrenalina tome conta do piloto. O         ruído é tão intenso que dentro da cabine não é possível ouvir         mais nada, muito menos as orientações do navegador. Por isso, a         comunicação entre a dupla é feita por microfone e fones de         ouvidos presos ao capacete.
O grande desafio para os pilotos de rali, principalmente os de         primeira viagem, é acertar o carro nas curvas. Como a tração é         apenas na dianteira e o veículo é mais leve na parte de trás,         ele tende a sair de traseira. A potência do motor também ajuda         nas escapadas e o que não falta é poeira no ar.
          
A regra número um na corrida contra o relógio é "pé         embaixo", ou seja, acelerar o máximo para ter melhor         aproveitamento do propulsor que trabalha o tempo todo em altas         rotações e corta o giro constantemente. O câmbio tem trocas         suaves e a suspensão sensível minimiza os efeitos do impacto das         rodas na terra batida.

O interior é completamente modificado para competição. Só há os         bancos do piloto e navegador e na parte de trás, por medidas de         segurança, ficam apenas o estepe e as tubulações de combustível         e de freio. A única semelhança com o carro de passeio é o painel.
Por fora, todos os acessórios  são da linha da marca.         Da 207 Escapade foram emprestados o conjunto ótico com         máscara negra e as rodas em liga leve 14”. O aerofólio também é         original .
     
                  Além do preço mais acessível do carro, que segundo         a Peugeot é repassado  bem abaixo do seu valor         real, a marca vende peças subsidiadas durante o         campeonato e faz o transporte gratuito dos veículos para as         cidades sedes das provas. Com todos os incentivos, os         competidores tem um gasto médio entre R$ 6 mil e R$ 8 mil por         etapa, incluindo as despesas com viagem e equipe.

A Copa Peugeot foi realizada durante quatro anos         em conjunto com o Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade.         Em 2007, a competição passou a ser organizada de forma         independente pela Peugeot Sport, que também criou o Rally de         Regularidade, que acontece sempre na mesma cidade do campeonato         de velocidade e é voltado aos proprietários de veículos da         marca.
Fonte: g1.com.br