
A frota de carros em circulação no Brasil é um número espantoso.         Boa parte desse contingente de veículos é formada por carros com         mais de 5 anos de uso e quando se vai interior adentro a         idade dos automóveis tende a aumentar. Até então nada         demais, porém, conforme se aumenta o uso do carro aumentam as         chances de panes, falhas e quebras. É lógico que isso não         ocorreria se cada um tivesse os devidos cuidados com seu carro,         mas o normal é o individuo colocar apenas o combustível e não se         preocupar com nada além de manter o ponteiro do tanque         em ordem.          
Essa realidade poderia ser diferente se cada motorista tivesse um         pouco mais de cuidado com seu automóvel. Para facilitar a vida         dos proprietários, principalmente os mais novos e também aqueles         sem conhecimento técnico, elaboramos uma sugestão de         procedimentos que visa prolongar a vida útil do seu veículo.
          
Primeiramente vamos falar sobre a partida. Ao ligar o motor do         carro, não pise no acelerador. Apenas gire a chave e deixe o         motor funcionar sozinho. O veículo se molda aos costumes do         dono. Se você sempre pisar no acelerador, o automóvel só vai         funcionar se pisar. Isso não é o correto. Portanto, evite pisar         no acelerador ao dar a partida. Nesse momento é importante ficar         atento ao painel e observar se alguma luz indicadora demora a         apagar. Essa atenção pode livrar você de uma pane. Se alguma luz         estiver fora do padrão, leve o carro a uma oficina para fazer o check-up.
Quando o motor já estiver em funcionamento e todas as luzes         indicadoras no painel se apagaram normalmente, então deixe         alguns segundos em marcha lenta antes de movimentar o carro.         Saia de casa sem abusar das rotações, ou seja, sem sair         acelerando forte. Algo em torno de 3 minutos é o suficiente.
Revisão semanal     
          Uma vez por semana saia mais cedo para passar em um posto de         combustível e dar uma checada geral. Comece pelo combustível. Não utilize o carro na reserva, muitas vezes o tanque de combustível         acumula sujeira na parte inferior e quando o combustível fica na         reserva, a bomba pode sugar o liquido com parte dessa sujeira.
          
Existe um filtro na saída do tanque e um antes do combustível ser         injetado no motor, mas duas condições reafirmam o cuidado. O         primeiro é que se você forçar a bomba de combustível com o nível         muito baixo, ela pode queimar. Além do custo da reposição, o         pior é ficar na mão. E também, se deixar faltar combustível em         via pública você estará sujeito a uma multa.
         Nível do óleo e da água     
          Combustível em ordem, verifique o nível do óleo. Se estiver entre         o máximo e mínimo, tudo bem. Se estiver abaixo do mínimo não         deixe de completar. Nesse momento, é importante colocar o óleo         da mesma especificação. O que acontece é o motorista trocar o         óleo do carro e se esquecer do modelo e marca utilizada.
          
Uma boa ajuda é a cola, um bloco de anotações que você pode         deixar no porta-luvas, com data e tipo de óleo usado no motor,         além de outras informações que contribuirão para manter o carro         em ordem. Assim, você evita de colocar um óleo com         especificações diferentes, que podem acarretar problemas         futuros. Acompanhar o prazo para troca é outro cuidado importante.
          
Verifique também o nível de água do radiador. Se precisar         completar, pode colocar água diretamente quando o motor estiver         frio. Se o motor estiver aquecido, complete o nível de         água com o motor em funcionamento. Após certo período, ou seja,         mais de uma completada, é fundamental colocar o aditivo, para         manter o sistema eficaz. Também não esqueça do reservatório de         água do limpador do pára-brisa, ele ajuda a manter a visibilidade.

Se o carro é utilizado em estradas de terra, é         importante também verificar o filtro de ar.         Porém, alguns modelos o acesso é fácil e rápido. Outros exigem         ferramentas para retirá-lo do lugar. Normalmente o         frentista do posto consegue fazer essa inspeção.     
         Mesmo que você não tenha a menor ideia do que seja         o motor, o filtro ou o nível, mantenha-se ao lado do         profissional que trabalha no carro. Você não precisa dizer nada,         mas sua presença apenas assegura um serviço mais eficiente.
          
Quando for trocar o óleo do motor, peça para verificar o         óleo de transmissão e também da direção hidráulica, se for o         caso, e o fluido de freio. Identificar vazamentos evita-se         prejuízos enormes. Se você perceber algum ruído estranho no         veiculo, não deixe pra depois, investigue a causa. Muitas vezes         um barulho é o aviso de algo pior que está por vir. Outras vezes         indica apenas que precisa de manutenção, como um chiado nos freios.
          
Ainda no posto calibre os pneus. Lembre-se de utilizar a pressão         recomendada pelo fabricante. Se for viajar pode colocar uma         libra a mais que o recomendado, porém não deixe de observar a         lotação. Se for levar mais que dois ocupantes ou bastante         bagagem, faça a correção da calibragem.
Luzes     
          Também 1 x por semana verifique o funcionamento das luzes.         Veja o pisca de ambos os lados, a luz alta e baixa e também do         freio. Lembre-se que farol desregulado ou inoperante e passível         de multa. Se o seu carro tiver vidros elétricos,         ar-condicionado, enfim, tudo que tiver de acessórios e         opcionais, não deixe de acionar vez ou outra. Alguns         equipamentos, como o condicionador de ar, por exemplo, necessita         de funcionamento regularmente.
     
         Esses são cuidados simples, mas contribuem para         manter seu carro em ordem, bem cuidado e capaz de levá-lo para         onde desejar, sem medo de ficar pelo caminho.
Fonte: g1.com.br