quarta-feira, 20 de maio de 2009

Nova Tornado XRE 300

Confirmado!! Esta é a nova Tornado - XRE300 com Injeção eletrônica


Além da CB 300R, a Honda lançará neste mês a XRE 300. Essas motos substituem, respectivamente, a CBX 250 Twister e a XR 250 Tornado.

A trail XRE é muito diferente de sua antecessora. O estilo moderno lembra o da BMW G 450X, por exemplo, mas também há traços da antiga NX4 Falcon. Outra novidade, que era foco de inúmeras reclamações dos proprietários de Tornado, são os freios a disco nas duas rodas.

Assim como a nova CB, a XRE virá com o motor monocilíndrico de 300 cm3, injeção eletrônica e pouco menos de 26 cv. Não há concorrentes no Brasil com propulsor de mesma cilindrada. Entre as trails, a Yamaha, por exemplo, oferece a Lander 250 e a XT 660R.

Mais informações e fotos em breve.

Como prolongar a vida útil do seu veículo

A frota de carros em circulação no Brasil é um número espantoso. Boa parte desse contingente de veículos é formada por carros com mais de 5 anos de uso e quando se vai interior adentro a idade dos automóveis tende a aumentar. Até então nada demais, porém, conforme se aumenta o uso do carro aumentam as chances de panes, falhas e quebras. É lógico que isso não ocorreria se cada um tivesse os devidos cuidados com seu carro, mas o normal é o individuo colocar apenas o combustível e não se preocupar com nada além de manter o ponteiro do tanque em ordem.

Essa realidade poderia ser diferente se cada motorista tivesse um pouco mais de cuidado com seu automóvel. Para facilitar a vida dos proprietários, principalmente os mais novos e também aqueles sem conhecimento técnico, elaboramos uma sugestão de procedimentos que visa prolongar a vida útil do seu veículo.

Primeiramente vamos falar sobre a partida. Ao ligar o motor do carro, não pise no acelerador. Apenas gire a chave e deixe o motor funcionar sozinho. O veículo se molda aos costumes do dono. Se você sempre pisar no acelerador, o automóvel só vai funcionar se pisar. Isso não é o correto. Portanto, evite pisar no acelerador ao dar a partida. Nesse momento é importante ficar atento ao painel e observar se alguma luz indicadora demora a apagar. Essa atenção pode livrar você de uma pane. Se alguma luz estiver fora do padrão, leve o carro a uma oficina para fazer o check-up.

Quando o motor já estiver em funcionamento e todas as luzes indicadoras no painel se apagaram normalmente, então deixe alguns segundos em marcha lenta antes de movimentar o carro. Saia de casa sem abusar das rotações, ou seja, sem sair acelerando forte. Algo em torno de 3 minutos é o suficiente.

Revisão semanal

Uma vez por semana saia mais cedo para passar em um posto de combustível e dar uma checada geral. Comece pelo combustível. Não utilize o carro na reserva, muitas vezes o tanque de combustível acumula sujeira na parte inferior e quando o combustível fica na reserva, a bomba pode sugar o liquido com parte dessa sujeira.

Existe um filtro na saída do tanque e um antes do combustível ser injetado no motor, mas duas condições reafirmam o cuidado. O primeiro é que se você forçar a bomba de combustível com o nível muito baixo, ela pode queimar. Além do custo da reposição, o pior é ficar na mão. E também, se deixar faltar combustível em via pública você estará sujeito a uma multa.

Nível do óleo e da água

Combustível em ordem, verifique o nível do óleo. Se estiver entre o máximo e mínimo, tudo bem. Se estiver abaixo do mínimo não deixe de completar. Nesse momento, é importante colocar o óleo da mesma especificação. O que acontece é o motorista trocar o óleo do carro e se esquecer do modelo e marca utilizada.

Uma boa ajuda é a cola, um bloco de anotações que você pode deixar no porta-luvas, com data e tipo de óleo usado no motor, além de outras informações que contribuirão para manter o carro em ordem. Assim, você evita de colocar um óleo com especificações diferentes, que podem acarretar problemas futuros. Acompanhar o prazo para troca é outro cuidado importante.

Verifique também o nível de água do radiador. Se precisar completar, pode colocar água diretamente quando o motor estiver frio. Se o motor estiver aquecido, complete o nível de água com o motor em funcionamento. Após certo período, ou seja, mais de uma completada, é fundamental colocar o aditivo, para manter o sistema eficaz. Também não esqueça do reservatório de água do limpador do pára-brisa, ele ajuda a manter a visibilidade.

Se o carro é utilizado em estradas de terra, é importante também verificar o filtro de ar. Porém, alguns modelos o acesso é fácil e rápido. Outros exigem ferramentas para retirá-lo do lugar. Normalmente o frentista do posto consegue fazer essa inspeção.

Mesmo que você não tenha a menor ideia do que seja o motor, o filtro ou o nível, mantenha-se ao lado do profissional que trabalha no carro. Você não precisa dizer nada, mas sua presença apenas assegura um serviço mais eficiente.

Quando for trocar o óleo do motor, peça para verificar o óleo de transmissão e também da direção hidráulica, se for o caso, e o fluido de freio. Identificar vazamentos evita-se prejuízos enormes. Se você perceber algum ruído estranho no veiculo, não deixe pra depois, investigue a causa. Muitas vezes um barulho é o aviso de algo pior que está por vir. Outras vezes indica apenas que precisa de manutenção, como um chiado nos freios.

Ainda no posto calibre os pneus. Lembre-se de utilizar a pressão recomendada pelo fabricante. Se for viajar pode colocar uma libra a mais que o recomendado, porém não deixe de observar a lotação. Se for levar mais que dois ocupantes ou bastante bagagem, faça a correção da calibragem.

Luzes

Também 1 x por semana verifique o funcionamento das luzes. Veja o pisca de ambos os lados, a luz alta e baixa e também do freio. Lembre-se que farol desregulado ou inoperante e passível de multa. Se o seu carro tiver vidros elétricos, ar-condicionado, enfim, tudo que tiver de acessórios e opcionais, não deixe de acionar vez ou outra. Alguns equipamentos, como o condicionador de ar, por exemplo, necessita de funcionamento regularmente.

Esses são cuidados simples, mas contribuem para manter seu carro em ordem, bem cuidado e capaz de levá-lo para onde desejar, sem medo de ficar pelo caminho.

Fonte: g1.com.br

Novo Scirocco R - 265 Hp´s

Este é o mais rápido e mais hardcore Scirocco R já lançado. Se a propaganda da Fiat sobre o Stilo Blackmotion informa que é um veículo para os maus, o que dizer desse Scirocco R?

O que realmente importa é o que está sob o capô, motor e transmissão do novo Audi S3, isso o torna realmente um carro incomum, pois possui um motor turbo de 265hp e 350Nm de torque. Ele acelera de 0-100 km/h em apenas 6,5 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima (limitada).

Cumprindo com a tradição Scirocco, R possui tração dianteira, mas, pelo menos, a força é atenuada por meio do novo XDS eletrônico como o que equipa o novo Golf GTI, trata-se de um controle de tração de nova geração que ajuda a manter as rodas com tração o tempo todo. A transmissão é de 6 marchas, mas você pode optar pelo DSG Automático, depende apenas da utilização que o sortudo proprietário dará ao carro.

Complementando, ele possui rodas especiais de aro 19, pneus para alta velocidades, kit´s aerodinâmicos e várias "assinaturas" R espalhadas pelo veículo.

Estará disponível para venda em Setembro, com preços a partir de cerca de £ 26.000 (cerca de R$ 100.000,00). Isso o torna mais caro do que um Ford Focus RS, nos resta aguarda-lo para um teste comparativo.

Diversão em família - Audi

Nada como pegar a família e sair para se divertir...

Fonte: www.caixapretta.com.br