segunda-feira, 18 de maio de 2009

Exame confirma que deputado parananense estava embriagado

O resultado do exame de dosagem alcoólica feito na amostra de sangue do deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho (PSB) comprovou que o parlamentar estava embriagado no momento do acidente que matou dois jovens em Curitiba, na madrugada de quinta-feira (7).

De acordo com a análise, realizada pelo Instituto Médico-Legal (IML) de Curitiba e divulgado no fim da manhã desta segunda-feira (18) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), havia no sangue do deputado 7,8 decigramas de álcool por litro de sangue. Para o Código Brasileiro de Trânsito (artigo 306), a apresentação de dosagem acima de 6 decigramas já é considerada crime, e o nível tolerado é de 2 decigramas.

O material examinado pelo IML foi coletado pelo Hospital Evangélico para exames clínicos logo após o acidente, mas só uma semana depois do acidente, quando a Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) solicitou as amostras de sangue . “Hoje é possível afirmar com 100% de certeza que o deputado estava sob influência alcoólica no momento da colisão”, disse à Agência Estadual de Notícias o delegado Armando Braga de Moraes Neto, da Dedetran, que acompanha as investigações.

Segundo a Sesp, para a conclusão do inquérito ainda falta finalização de outros laudos periciais, como o de levantamento do local de morte, que possibilitará compreender a dinâmica da colisão e a possível velocidade dos veículos envolvidos, e o resultado da necropsia das vítimas. Ainda nesta semana a polícia pretende realizar a reconstituição do acidente.



Família das vítimas

A empresária Cristiane Yared e a auxiliar de limpeza Vera de Almeida passaram a semana anestesiadas pela dor. Vera e Cristiane perderam seus filhos Carlos Murilo, de 20 anos, e Gilmar Rafael, de 26 anos. O carro onde eles estavam foi abalroado violentamente pelo veículo dirigido pelo deputado estadual Fernendo Carli Filho - PSB.

O deputado estadual, de 26 anos, estava com a habilitação suspensa. Ele tinha 130 pontos na carteira. Nos últimos seis anos recebeu 30 multas, 23 por excesso de velocidade.

O acidente aconteceu quase 1h da manhã, horário em que, com menos carros circulando, os semáforos piscam a luz amarela, em alerta, em vários cruzamentos de Curitiba. É um sinal para que os motoristas diminuam a velocidade, olhem com atenção e só então avancem. Testemunhas dizem que o deputado ignorou todos esses cuidados e acabou acertando em cheio o primeiro carro que cruzou o caminho dele.

As câmeras do posto de combustível que fica na esquina onde ocorreu o acidente registraram as últimas imagens do carro onde estavam os dois rapazes que morreram. Nas imagens, o carro das vítimas passa em frente ao posto e freia ao se aproximar do cruzamento. Quando avança, é atingido pelo carro do deputado que vinha na outra rua.

Vinho no restaurante

Os garçons e seguranças do restaurante onde o deputado jantou, pouco antes do acidente, confirmaram que ele havia tomado vinho. O socorrista que atendeu Carli Filho registrou no boletim "hálito etílico", ou seja, cheiro de álcool.

Só na última sexta-feira (15), nove dias depois do acidente, a Justiça determinou que seja feito o exame de dosagem alcoólica no deputado. O teste foi feito no sangue colhido no dia do acidente.

Em São Paulo, onde o filho está internado, a mãe do deputado decidiu falar pela primeira vez depois do acidente. “Tenho pensado onde que nós erramos. Você cria o filho, faz tudo por ele, ensina os primeiros passos, e de repente você se vê envolvida numa tragédia, uma dor dessas, onde a vida para”, diz Ana Rita Carli.

O deputado está na UTI. Passou por uma cirurgia que durou 14 horas para recompor os ossos do crânio e da face e ainda deve ser operado novamente. Por ser deputado estadual, Fernando Carli Filho só pode ser julgado por desembargadores do Paraná.

* ( Com informações da Gazeta do Povo)

Fonte: globo.com

Homem paga US$ 12,2 por Ferrari histórica

Um comprador pagou a quantia recorde de 9,02 milhões de euros, o equivalente US$ 12,2 milhões e arrematou o lendário modelo de corrida Ferrari 250 Testa Rossa 1957. O valor é recorde para a compra de um carro esportivo antigo - 1,98 milhões de euro superior à marca anterior. O leilão foi realizado no sábado (16), em Maranello, sede da montadora italiana.

A Ferrari 250 Testa Rossa foi produzida de 1957 a 1958. Somente 22 unidades do carro foram fabricadas e esta é a primeira a ir a leilão. "O significado histórico deste carro promoveu uma batalha entre colecionadores de todo o mundo, tanto in loco no leilão quanto por telefone", descreve Max Girardo, diretor da casa de leilões RM Auctions na Europa. "'E sem dúvida um dos carros de corrida mais significativos da história."

O carro participou de 19 corridas entre 1958 e 1961, vencendo em dez oportunidades.

Fonte: g1.com.br