
Após 3 anos de estudos, ensaios e intensos trabalhos em design         e engenharia, a GM finalmente lança o primeiro         produto do “Projeto Viva”: o Chevrolet Agile foi         apresentado na noite desta segunda-feira (5) na cidade de         Mendoza, na Argentina. O preço do modelo ainda não foi divulgado.
     
                  O carro compacto foi desenvolvido para colocar a         GM na briga por um nicho de mercado importante da indústria         automobilística, que contempla hatchbacks compactos com um apelo         um pouco mais sofisticado, ou seja, carros um pouco mais         espaçosos, mais altos e com motor mais potentes que os         populares. E, claro, um pouco mais caros também. Assim, o Agile         chega para brigar diretamente com o VW Fox, no mercado desde 2004, e com o Renault Sandero, que chegou         em 2008. Outros concorrentes que atuam nesta faixa de preço são         Fiat Punto e as versões mais caras de Ford Fiesta e Peugeot 207.
O Agile será oferecido em 2 versões, ambas equipadas com motor         1.4 flex  com potência de 102         cv com álcool e 97 cv com gasolina. O Agile LT, o mais         barato, traz como itens de série equipamentos como direção         hidráulica, rodas aro 15  de aço com calota, ajuste de         altura do banco do motorista e da coluna de direção, computador         de bordo e piloto automático.          A versão topo de linha chama-se Agile LTZ. Esta         versão inclui como itens de série faróis de neblina, rádio com         Bluetooth, vidros e travas elétricas, alarme e espelhos         retrovisores com acionamento elétrico. Equipamentos de segurança         como freios ABS e airbags, e o ar-condicionado, são opcionais         nas duas versões.                  O Chevrolet Agile é o primeiro modelo do projeto         Viva, que dará origem a uma família de novos veículos,         inicialmente para mercados  como o Brasil, Argentina,         Uruguai e Paraguai. O veículo foi desenvolvido na GM em São Caetano do Sul (SP) e no Campo de         Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP), e será fabricado em         Rosário, na Argentina. O Agile vai ser o substituto natural do          Corsa, que por enquanto continuará em produção. A         partir da sua plataforma, a GM deve desenvolver  um sedã, um utilitário esportivo e uma picape pequena.        
Entre as novidades no aspecto visual que o carro apresenta está a         nova identificação que a Chevrolet desenvolveu para os modelos,         com uma grade frontal ao estilo de um trapézio dividida por uma         barra no meio, onde aparece o símbolo dourado da marca.          O motor 1.4 é o mesmo utilizado em outros veículos         da Chevrolet, como Prisma, Corsa e Meriva, mas ganhou novos         ajustes para aumentar a potência. O motor tem um novo sistema de         gerenciamento eletrônico, com sensores capazes de medir a         quantidade de ar admitida pelo motor possibilitando um cálculo         mais preciso da quantidade de combustível a ser utilizada.         Internamente, destaque para o painel com aspecto esportivo que         mistura instrumentos digitais e analógicos e traz uma iluminação         em azul. O computador de bordo informa quando o combustível está         acabando, se a pilha do controle remoto está fraca, ou se há         problemas no sistema de arrefecimento.          A posição de dirigir é mais alta do que as dos         hatches convencionais, ficando semelhante a do VW Fox. E o         porta-malas do Chevrolet Agile tem 327 litros de capacidade,         chegando a 1.140 litros com os bancos traseiros rebatidos. É         maior que os porta-malas do Fox (260 litros) e do Sandero (320         litros).                  Resta saber como será a recepção do público com a         chegada de um novo modelo logo após a volta da cobrança gradual         do IPI e de recordes         de venda na indústria automobilística.         