quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Tata lança minivan baseada no Nano

Depois de criar o carro mais barato do mundo, a Tata parece também querer o título de minivan mais em conta do mercado. O Magic Iris, apresentado no Salão do Automóvel de Nova Délhi, na Índia, lembra uma Towner, mas como é feito na mesma plataforma do Nano, leva somente cinco passageiros.

O motor a diesel é de 611 cm³ e tem 11 cv´s de potência, o que permite que a minivan alcance, no máximo, 55 km/h. O tanque de combustível tem capacidade para 10 litros.

A proposta é interessante para os consumidores de triciclos que são muito utilizados na Índia. O preço não foi divulgado, mas deve seguir a filosofia de “carro do povo” do Nano.

Adeus riquixás.....

Piratas sequestram navio com carros Kia e Hyundai

Ano-novo, carro novo. Ao menos para os piratas somali, que atacaram mais um navio no primeiro dia de 2010. O cargueiro Asian Glory foi sequestrado quando carregava mais de 2.300 carros da Hyundai e Kia.

A carga, que tinha como destino a Arábia Saudita, estava paga pelo distribuidor e segurada. Os sequestradores ainda não deram notícias nem cobraram resgate. Os piratas estão ficando mais confiantes e abusados, pois o navio foi interceptado há mais de 1.500 kms da costa. Até quando isso vai ocorrer? será que não existem meios de cessar a pirataria nos dias de hoje? os criminosos tem endereço fixo, a ação para por um ponto final nisso tudo não demoraria mais que 30 dias. Pelo visto falta ânimo mundial para equacionar tal questão.

O navio está atracado na costa da Somália e os 25 tripulantes não estão feridos.