sexta-feira, 19 de junho de 2009

Equipes vão criar nova F1 - Fórmula 1

Após reunião nesta noite, a Fota (Associação das Equipes da Fórmula 1) anunciou que irá organizar a partir de 2010 um novo campeonato de automobilismo rival à F1. As escuderias tomaram essa ação por divergirem em relação às decisões da FIA, entidade que rege a categoria, que pretende implementar um teto orçamentário às equipes.

Em um comunicado oficial, a Fota disse que "as equipes não têm alternativa além de iniciar a preparação de um novo campeonato que reflita os valores de seus participantes e parceiros". A entidade reúne Ferrari, McLaren, Renault, BMW, Toyota, Brawn, Red Bull e Toro Rosso.

Segundo o comunicado, a intenção é criar uma categoria similar à Fórmula 1, mas com "transparência, ouvindo "os desejos dos fãs" e oferecendo preços inferiores a espectadores, patrocinadores e acionistas. As escuderias confirmaram a decisão depois de se reunirem na fábrica da Renault em Enstone, na Inglaterra.

"As principais equipes, estrelas, marcas, patrocinadores e companhias historicamente ligadas ao mais alto nível do automobilismo farão parte dessa nova categoria", explicou a Fota por meio do comunicado.