quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Nova Honda VFR 1200 F com motor V4

Assim que o pano que cobria uma das surpresas da Honda no Salão de Motos de Colônia 2008 caiu, uma motocicleta futurista com linhas que lembravam as motos dos heróis japoneses apareceu e surpreendeu a todos os presentes. Mal podíamos imaginar que 1 ano depois aquele conceito V4 tornaria-se realidade. Seguindo o mesmo design ousado, a Honda apresentou na última semana a nova VFR 1200F, uma sport-touring que promete revolucionar o mercado.

Desenvolvida como uma esportiva pa­­ra percorrer longas distâncias sem cansar o piloto, a VFR impacta pelo seu de­­sign. Foge dos ângulos retos e segue a tendência de linhas arrendondadas de outras esportivas da marca como a CBR 1000RR. Traz um belo conjunto óptico com um formato de “X” na dianteira e a carenagem conta com um grande para-brisa integrado para proteger o piloto do vento. Na traseira, o conjunto de lanterna e piscas sutilmente re­­produz a forma do farol dianteiro.

Centralização de massas, to­­tal controle por parte do piloto e eficiência aerodinâmica foram os princípios básicos que nortearam o desenvolvimento da no­­va sport-touring japonesa. Para ga­­rantir a concentração de peso, a VFR 1200F aposta em um quadro de dupla trave superior de alumí­nio, leve e ao mesmo tempo rígido o suficiente para ga­­rantir a estabilidade. Ao quadro está preso o coração dessa má­­quina: um motor V4 de arquitetura inovadora.

Para aproveitar essa centralização de massas, a Honda desenhou um motor de 4 cilindros em “V” bastante estreito, no qual os 2 cilindros traseiros são colados um ao outro e os dian­­teiros, mais espaçados. Com isso, as pernas do piloto encaixam-se melhor e a altura do as­­sento de 815 mm garante um melhor controle para o piloto.

Motor diferenciado

O motociclista também vai po­­der controlar com mais precisão as respostas desse V4 de exatos 1.273 cm³ de capacidade por meio de um acelerador eletrônico que, além de mais precisão, proporciona economia de combustível, segundo a Honda. Com refrigeração líquida e comando simples no cabeçote, uma qualidade desse e outros motores em V é o grande torque: no caso dessa VFR 1200F são mais de 13 kgfm a 8.750 rpm.

Se o torque elevado garante conforto ao piloto, o desempenho esportivo fica por conta dos 172 cv a 10.500 rpm produzidos pelo V4. Número realmente impressionante para uma sport-touring. Cumpre com o objetivo da nova VFR 1200F ser uma moto esportiva para viajar. Um moderno e leve eixo-cardã faz o papel de transmissão final, completando o conjunto motriz da nova Honda.

Para parar toda a potência do motor e os 267 kg a seco da nova moto, a Honda dotou o modelo com freios de última geração.

Com previsão de chegada ao mercado europeu no início do próximo ano, a VFR 1200F não tem preço definido. Essa pri­­mei­ra versão que será co­­mercia­li­zada ainda será equipada com câmbio manual. Segundo informações da empresa, outra versão equipada com o câmbio automático, com duas embreagens lançado recentemente, deve chegar ao mercado posteriormente.

Fonte: gazetadopovo.com

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