Manter veículo com as inspeções em dia é o mínimo que todo motorista pode é deve fazer. Mas a manutenção não se resume apenas a parte mecânica, a aparência também deve ser levada em conta uma vez que requer certos cuidados. Alguns são cuidados meramente estéticos, outros asseguram a durabilidade e o perfeito funcionamento dos equipamentos, mas todos os cuidados dispensados ao seu veículo representam economia no seu bolso e também tranqüilidade. Lembre-se que alguns desses detalhes os condutores só percebem quando precisam, como por exemplo o limpador do pára-brisas.
Um dos cuidados indispensáveis com seu carro é mantê-lo limpo. Isso não só mostra o cuidado que se tem com o carro, mas também é a melhor maneira de evitar danos que a sujeira pode desenvolver. Mas, para deixar o automóvel brilhando e protegido é preciso seguir alguns passos para que essa operação seja bem sucedida. Lembre-se que se for lavar em casa, procure fazer o serviço na sombra, pois além de cômodo não mancha a pintura.
Na hora de lavar
O necessário para esse trabalho é água e sabão neutro, ou algum produto específico para o uso automotivo. Durante a lavagem molhe o carro bastante, tomando o cuidado para não exagerar e começar a desperdiçar água. Comece a ensaboar a carroceria e faça isso por partes. Por exemplo, comece pela frente. Lave e enxágüe. Depois faça isso com uma lateral, depois a traseira e assim por diante. O cuidado é não tentar lavar o carro todo de uma só vez. A dica também é sempre fazer a lavagem de cima para baixo. Depois, não esqueça de enxugá-lo.
Na hora de secar
E os vidros?
Palhetas
Um item que o motorista só se lembra quando chove são as palhetas do limpador do pára-brisa. Esse equipamento passa despercebido e não têm a devida importância. É uma cena comum: chove forte, é noite escura e o carro segue por uma via mal sinalizada. Dureza não? Nessas horas a segurança foi para o espaço. Para ajudar o motorista a prestar atenção nas palhetas e mantê-las em ordem, já existem versões com sensores, que indicam o momento de troca. Os fabricantes recomendam que a troca seja feita, ao menos, uma vez por ano para assegurar o correto funcionamento. O mais comum é que, com o passar do tempo, a borracha das palhetas fique ressecada, e dependendo das condições chega até a riscar o pára-brisa.
Para limpar a borracha basta apenas passar um pano umedecido com água limpa para retirar possíveis impurezas. Uma dica interessante é não colocar detergente no reservatório do limpador do pára-brisa, pois ele pode manchar a pintura. Para essa finalidade existem produtos específicos.
Querosene na lataria
Para quem usa o carro em estrada de terra a recomendação é lavá-lo uma vez por semana. Já os veículos utilizados apenas na cidade ou em estradas asfaltadas podem ser lavados a cada 15 dias. O importante mesmo é a cada período de seis meses fazer uma lavagem completa, que inclui a carroceria, uma boa interna e a lavagem por baixo, conhecida por lavagem de chassi. Se o motor apresentar muita sujeira também deve ser incluído na limpeza.
Lavagem do motor
O motor também requer cuidados. O ideal é não lavar muitas vezes, uma vez ao ano está de bom tamanho. Antes de tudo, evite jogar água quando o motor ainda estiver quente. Na hora da lavagem não use produtos químicos e derivados de petróleo, pois esses agentes químicos podem corroer as peças de borracha do motor e também afetar o sistema elétrico. É importante nunca usar água sob pressão, pois pode comprometer sensores e componentes elétricos e eletrônicos.
Amassados e arranhões
Quando se fala em aparência não se pode deixar de falar em arranhões, amassados e batidas. Os serviços de "martelinho de ouro" se proliferaram por todo país e desse modo hoje em dia é fácil manter a boa aparência do carro.
Algumas empresas desenvolveram adesivos protetores, cujo objetivo é proteger a pintura do impacto de pequenas pedras. Trata-se de uma película transparente que não chega a interferir na aparência original do automóvel. É indicada para quem procura proteger áreas que sempre estão expostas, como o bocal de abastecimento, a parte frontal do capô, pára-choques pintados, maçanetas, entre outros.
Modo errado de lavar o carro