Andar na chuva requer alguns cuidados que podem fazer uma enorme diferença em termos de segurança, vejamos alguns desses tópicos:
NA CIDADE:
Evite o canto interno das curvas, pois é lá que junta toda a sujeira que a chuva varre, é por onde circulam os veículos pesados, onde geralmente vazam óleo diesel e combustíveis que são um verdadeiro sabão especialmente quando molhados;
AS POSSAS D'AGUA:
Evite-as, pois geralmente elas escondem buracos que podem provocar quedas ou aquaplane (perda de aderência do pneu por ação de uma camada de água entre o pneu e a pista);
NA PISTA DE ROLAGEM:
Tanto na cidade quanto na estrada ande sempre atrás das rodas do veículo a sua frente (prefira veículos pequenos), pois ele sempre irá desviar as rodas de buracos e obstáculos a frente e se você estiver nesta trilha da roda, também terá menos água nos pneus, ajudando a evitar o perigoso aquaplane;
OBS: ISTO TAMBÉM VALE PARA PISTA SECA!
CALIBRAGEM DE PNEUS:
Andar na chuva requer mais aderência que andar no seco, se você quiser aumentar sua segurança na chuva reduza a velocidade na medida em que aumenta o volume de água no asfalto e mantenha a pressão do pneu conforme indicação do fabricante.
Para o caso de pneus "birrados" ou mesmo pneus comuns, em uso em estradas de chão reduza a pressão dos pneus, pois quanto mais superfície de contato na pista mais seguro, diminua até oito libras, mas lembre de voltar a calibrar quando parar a chuva.
FREAR NA CHUVA:
A pressão que se exerce no manete do freio quando está seco deve ser o mesmo nas condições molhadas, mas atente para uma coisa: por estar molhado o disco de freio, na hora que você for acioná-lo ele terá um breve retardo na ação e a reação normal seria apertar um pouco mais para causar a freada, mas essa atitude pode ser fatal, pois o disco molhado desliza as pastilhas e quando você imprime mais pressão, ele seca rapidamente e pode causar o bloqueio da roda (alicatar) e nesse caso, é chão na certa, portanto freie com cuidado e com calma mesmo nas condições mais adversas.