Desenvolvida como uma esportiva para percorrer longas distâncias sem cansar o piloto, a VFR impacta pelo seu design. Foge dos ângulos retos e segue a tendência de linhas arrendondadas de outras esportivas da marca como a CBR 1000RR. Traz um belo conjunto óptico com um formato de “X” na dianteira e a carenagem conta com um grande para-brisa integrado para proteger o piloto do vento. Na traseira, o conjunto de lanterna e piscas sutilmente reproduz a forma do farol dianteiro.
Centralização de massas, total controle por parte do piloto e eficiência aerodinâmica foram os princípios básicos que nortearam o desenvolvimento da nova sport-touring japonesa. Para garantir a concentração de peso, a VFR 1200F aposta em um quadro de dupla trave superior de alumínio, leve e ao mesmo tempo rígido o suficiente para garantir a estabilidade. Ao quadro está preso o coração dessa máquina: um motor V4 de arquitetura inovadora.
Para aproveitar essa centralização de massas, a Honda desenhou um motor de 4 cilindros em “V” bastante estreito, no qual os 2 cilindros traseiros são colados um ao outro e os dianteiros, mais espaçados. Com isso, as pernas do piloto encaixam-se melhor e a altura do assento de 815 mm garante um melhor controle para o piloto.
Motor diferenciado
O motociclista também vai poder controlar com mais precisão as respostas desse V4 de exatos 1.273 cm³ de capacidade por meio de um acelerador eletrônico que, além de mais precisão, proporciona economia de combustível, segundo a Honda. Com refrigeração líquida e comando simples no cabeçote, uma qualidade desse e outros motores em V é o grande torque: no caso dessa VFR 1200F são mais de 13 kgfm a 8.750 rpm.
Se o torque elevado garante conforto ao piloto, o desempenho esportivo fica por conta dos 172 cv a 10.500 rpm produzidos pelo V4. Número realmente impressionante para uma sport-touring. Cumpre com o objetivo da nova VFR 1200F ser uma moto esportiva para viajar. Um moderno e leve eixo-cardã faz o papel de transmissão final, completando o conjunto motriz da nova Honda.
Para parar toda a potência do motor e os 267 kg a seco da nova moto, a Honda dotou o modelo com freios de última geração.
Fonte: gazetadopovo.com