Depois de explorar as pistas sinuosas dos biocombustíveis, a Volvo embarcou em uma maneira mais convincente para limitar a poluição dos seus modelos. Agora o fabricante sueco oferece os motores diesel mais limpos. Quanto à V50, uma Station tamanho semelhante a um BMW Série 3 Touring, as mudanças são aerodinâmicas (quadro inferior da tela abertura para otimizar fluxo aéreo, Becquets e traseiro específicos) e mecânicas, incluindo uma quinta marcha mais longa. Note também a presença do pneu com baixa resistência ao rolamento.
Na prática, isto significa menor consumo de diesel. Foi observado uma média de 18,51 km/l numa distância de 700 km alternando rodovia e cidade. Ao volante é possível notar que o motor possui grande flexibilidade, e que o conforto é uma das suas outras qualidades, é muito agradável passear pela rodovia, o silêncio é excepcional para um motor a diesel.
O interior é original com o famoso console simples e bom gosto. E como todos os outros Volvo, o acabamento é de primeira, comparável a um sedan alemão.
Claro que foi atribuída especial atenção à segurança. Além dos variados sistemas de segurança tradicionais, a nova V50 possui o BLIS, sistema que elimina o problema do ponto cego espelhos.
O sistema de navegação tem a intenção de agregar valor para que possa ficar em conformidade com a filosofia de alta qualidade. Embora as características deste navegador estão um degrau abaixo daqueles oferecidos pela BMW ou Audi. O Mapeamento não mudou, é ainda bastante frio. A interface é mais intuitiva, existe um alerta para radar e um indicador do caminho a seguir, que é muito útil no uso geral.
Por último, o V50 unidade oferece todos os benefícios de um motor forte, com as emissões de CO2 e de baixo consumo. Um bom compromisso. Na verdade, podemos argumentar que um BMW Série 3 Touring 318d gasta mais e possui maiores emissões. Mas o preço não é, obviamente, o mesmo. Com um custo de € 25.700 (cerca de R$ 77.000,00), o V50 é realmente muito competitivo neste segmento.
O Volvo V50 a diesel está disponível nos mercados que permitem esse tipo de motorização em carros de passeio. Ou seja todos os países do mundo,
EXCETO o Brasil.