A Jialing já tem pronta para comercialização a primeira moto de origem chinesa com 600 cilindradas que pretende disputar o mercado mundial com outras marcas mundias já consagradas. No Brasil a Jialing tem a Traxx como subsidiária, a qual poderá trazer esta moto para o nosso mercado a partir de 2010.
As motos fabricadas na China tem entrado sistematicamente nos mercados mais consumidores de motos de menor cilindrada, até 250 cc, como no caso do Brasil. A fórmula básica tem sido oferecer motos de custo entre 20% e até 40% menor do que as marcas mais tradicionais, principalmente as 4 grandes japonesas (Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki).
O único ponto em detrimento das motos fabricadas na China tem sido a qualidade dos materiais que nela são empregados e finalização de sua montagem. Em geral, tais motos apresentam problemas muito cedo e tem uma vida útil menor.
É claro que este cenário tende a mudar ao longo do tempo. Há muitos anos atrás, na década de 50, os produtos japoneses também eram considerados ruins, até se iniciar naquele pais um profundo programa de controle e aprimoramento contínuo da qualidade.
Da mesma forma deve acontecer com as motos chinesas, principalmente quando começarem a ser fabricados modelos de maior cilindrada, que possuem maior valor tecnológico agregado e devem considerar melhores especificações de materiais e construção em função do melhor nível de segurança que devem proporcionar.
A Jialing, uma das maiores fabricantes de motocicletas do mundo, está dando o seu primeiro passo ao lançar a JH 600, uma "dual sport" que, por definição, não tem a obrigação de ser muito veloz, mas tem de ser bastante resistente para trafegar longas distâncias em bom asfalto, assim como transpor terrenos acidentados. Este tipo de moto é comumente usado por aventureiros em viagens de maior curso.
A JH 600 é equipada com um motor de 590 cm3 monocilíndrico refrigerado à água de 4 válvulas e comando SOHC alimentado por injeção eletrônica e com câmbio de 5 marchas.
A capacidade do tanque de combustível é de 19 litros, o que deve lhe proporcionar boa autonomia. O peso (seco) da moto é de 195 Kg. Mesmo sendo uma "dual sport", portanto normalmente mais alta, com a regulagem da suspensão, a altura do assento ao solo pode ficar entre 790mm a, no máximo, 840mm, o que facilita bastante a condução por pilotos não tão altos.
A JH 600 usa roda de 19 polegadas na dianteira com pneu 100/90 e de 17 polegadas na traseira com pneu 130/80. Os freios são compostos de discos de 300 mm com pinça de 2 pistões na dianteira e 1 pistão na traseira. A suspensão dianteira é da Showa e a traseira é do tipo monoshock.
O painel de instrumentos tem velocímetro e conta-giros analógicos com display digital central com múltiplas funções.
Embora a Jialing afirme ser a JH 600 um projeto de concepção exclusivamente sua, o estilo da moto lembra bastante o de outras que já estiveram disputando este mesmo segmento de mercado. Aqui mesmo no Brasil ainda vemos rodar a Cagiva Canion 500, a qual, como poderá ser visto na comparação de fotos, parece ter influenciado bastante os projetistas chineses.
A partir desta moto, a indústria chinesas passará a ser avaliada com outros critérios que não essencialmente o preço, embora este seja sempre um grande diferencial dos produtos deste pais. Porém, a partir desta categoria de motos, seus potenciais compradores costumam ser bem mais exigentes quanto ao que compram, então será necessário realmente apresentar um produto à altura das expectativas dos clientes. Vamos ver como se sairá no mercado a nova JH 600, assim como as demais chinesas de maior cilindrada que ainda estão por vir, porque elas virão.
Fonte: sobremotos