A frota de carros em circulação no Brasil é um número espantoso. Boa parte desse contingente de veículos é formada por carros com mais de 5 anos de uso e quando se vai interior adentro a idade dos automóveis tende a aumentar. Até então nada demais, porém, conforme se aumenta o uso do carro aumentam as chances de panes, falhas e quebras. É lógico que isso não ocorreria se cada um tivesse os devidos cuidados com seu carro, mas o normal é o individuo colocar apenas o combustível e não se preocupar com nada além de manter o ponteiro do tanque em ordem.
Essa realidade poderia ser diferente se cada motorista tivesse um pouco mais de cuidado com seu automóvel. Para facilitar a vida dos proprietários, principalmente os mais novos e também aqueles sem conhecimento técnico, elaboramos uma sugestão de procedimentos que visa prolongar a vida útil do seu veículo.
Primeiramente vamos falar sobre a partida. Ao ligar o motor do carro, não pise no acelerador. Apenas gire a chave e deixe o motor funcionar sozinho. O veículo se molda aos costumes do dono. Se você sempre pisar no acelerador, o automóvel só vai funcionar se pisar. Isso não é o correto. Portanto, evite pisar no acelerador ao dar a partida. Nesse momento é importante ficar atento ao painel e observar se alguma luz indicadora demora a apagar. Essa atenção pode livrar você de uma pane. Se alguma luz estiver fora do padrão, leve o carro a uma oficina para fazer o check-up.
Quando o motor já estiver em funcionamento e todas as luzes indicadoras no painel se apagaram normalmente, então deixe alguns segundos em marcha lenta antes de movimentar o carro. Saia de casa sem abusar das rotações, ou seja, sem sair acelerando forte. Algo em torno de 3 minutos é o suficiente.
Revisão semanal
Uma vez por semana saia mais cedo para passar em um posto de combustível e dar uma checada geral. Comece pelo combustível. Não utilize o carro na reserva, muitas vezes o tanque de combustível acumula sujeira na parte inferior e quando o combustível fica na reserva, a bomba pode sugar o liquido com parte dessa sujeira.
Existe um filtro na saída do tanque e um antes do combustível ser injetado no motor, mas duas condições reafirmam o cuidado. O primeiro é que se você forçar a bomba de combustível com o nível muito baixo, ela pode queimar. Além do custo da reposição, o pior é ficar na mão. E também, se deixar faltar combustível em via pública você estará sujeito a uma multa.
Nível do óleo e da água
Combustível em ordem, verifique o nível do óleo. Se estiver entre o máximo e mínimo, tudo bem. Se estiver abaixo do mínimo não deixe de completar. Nesse momento, é importante colocar o óleo da mesma especificação. O que acontece é o motorista trocar o óleo do carro e se esquecer do modelo e marca utilizada.
Uma boa ajuda é a cola, um bloco de anotações que você pode deixar no porta-luvas, com data e tipo de óleo usado no motor, além de outras informações que contribuirão para manter o carro em ordem. Assim, você evita de colocar um óleo com especificações diferentes, que podem acarretar problemas futuros. Acompanhar o prazo para troca é outro cuidado importante.
Verifique também o nível de água do radiador. Se precisar completar, pode colocar água diretamente quando o motor estiver frio. Se o motor estiver aquecido, complete o nível de água com o motor em funcionamento. Após certo período, ou seja, mais de uma completada, é fundamental colocar o aditivo, para manter o sistema eficaz. Também não esqueça do reservatório de água do limpador do pára-brisa, ele ajuda a manter a visibilidade.
Se o carro é utilizado em estradas de terra, é importante também verificar o filtro de ar. Porém, alguns modelos o acesso é fácil e rápido. Outros exigem ferramentas para retirá-lo do lugar. Normalmente o frentista do posto consegue fazer essa inspeção.
Mesmo que você não tenha a menor ideia do que seja o motor, o filtro ou o nível, mantenha-se ao lado do profissional que trabalha no carro. Você não precisa dizer nada, mas sua presença apenas assegura um serviço mais eficiente.
Quando for trocar o óleo do motor, peça para verificar o óleo de transmissão e também da direção hidráulica, se for o caso, e o fluido de freio. Identificar vazamentos evita-se prejuízos enormes. Se você perceber algum ruído estranho no veiculo, não deixe pra depois, investigue a causa. Muitas vezes um barulho é o aviso de algo pior que está por vir. Outras vezes indica apenas que precisa de manutenção, como um chiado nos freios.
Ainda no posto calibre os pneus. Lembre-se de utilizar a pressão recomendada pelo fabricante. Se for viajar pode colocar uma libra a mais que o recomendado, porém não deixe de observar a lotação. Se for levar mais que dois ocupantes ou bastante bagagem, faça a correção da calibragem.
Luzes
Também 1 x por semana verifique o funcionamento das luzes. Veja o pisca de ambos os lados, a luz alta e baixa e também do freio. Lembre-se que farol desregulado ou inoperante e passível de multa. Se o seu carro tiver vidros elétricos, ar-condicionado, enfim, tudo que tiver de acessórios e opcionais, não deixe de acionar vez ou outra. Alguns equipamentos, como o condicionador de ar, por exemplo, necessita de funcionamento regularmente.
Esses são cuidados simples, mas contribuem para manter seu carro em ordem, bem cuidado e capaz de levá-lo para onde desejar, sem medo de ficar pelo caminho.
Fonte: g1.com.br