Líder no segmento das picapes pequenas há anos, a Fiat Strada aumentou a vantagem no final de 2008, quando ganhou a cara do novo Palio. Enquanto abocanha 57,2% das vendas no acumulado do primeiro trimestre (18.867 unidades), as concorrentes pararam no tempo. Com visual cansado, Volkswagen Saveiro (6.297 /19,1%), Chevrolet Montana (5.978 /18,1%) e Ford Courier (1.745 /5,3%) são meras coadjuvantes. A versão Trekking, intermediária entre a Fire e a Adventure, com cabine estendida e motor 1.4 – custa a partir de R$ 36,3 mil (R$ 49,4 mil com todos os opcionais).
A nova frente deixou a Strada com um visual bem mais esportivo e atraente, graças aos faróis de dupla parábola com molduras cromadas. Já a traseira não ganhou o mesmo cuidado estético: os apliques reflexivos na tampa, para aumentar a largura das lanternas, não ficaram harmoniosos. Apesar do deslize, o design geral da picape agrada, com destaque para as molduras escuras dos para-lamas, os faróis de milha, o santantônio com brake-light e os pneus de uso misto, que enfatizam a jovialidade do modelo.
Internamente, a Strada trata bem seus dois ocupantes, com um bom acabamento no painel e nas portas. As peças de plástico rígido têm encaixes precisos e textura condizente com a faixa de preço. O espaço atrás dos bancos dessa versão com cabine estendida é, até certo ponto, generoso e acomoda sem problemas a bagagem de um casal em uma viagem curta.
O painel é completo e traz velocímetro, conta-giros, marcador de temperatura, computador de bordo e relógio digital. Aliás, a lista de equipamentos de série da Trekking entrega também direção hidráulica, volante com regulagem de altura, porta-óculos, tomada de 12V, espelhos de cortesia nos para-sóis, para-brisas degradê, vidros verdes, spoiler traseiro e barras no teto, protetor de caçamba, ganchos para amarração de carga, tampa de caçamba removível com chave, estribos no para-choque traseiro, entre outros.
Fonte: g1.com.br