quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Engesa Urutu do Exército Brasileiro - Renascimento

Dado como acabado, já que as unidades existentes há anos estavam estacionadas nos pátios dos batalhões do Exército Brasileiro, o blindado Engesa EE-11 Urutu pode estar iniciando sua volta à ativa. O veículo, destinado ao transporte de tropas, também tem como uma das suas principais características o fato de ser anfíbio. Mesmo pesando de 13 toneladas. Essas particularidades construtivas justificaram, em grande parte, sua aceitação pelas forças armadas de inúmeros outros países da América Latina.

Com atributos únicos e importância indiscutível o Exército Brasileiro optou por reativar os 226 Urutus e mais de 600 Cascavel (blindado de concepção mecânica semelhante à do Urutu) que estão em inatividade. Com powertrain bastante ultrapassado, uns com câmbio manual e outros com câmbio automático, porém em grande defasagem em relação à tecnologia existente no momento, deverão passar por uma grande reformulação para voltar à atividade. Com essa reforma os veículos militares estarão aptos para operar por, no mínimo, mais 15 anos. Isso é o que garantem as empresas que estão envolvidas no processo de restauração dos blindados, e que fizeram um protótipo para avaliação do exército.

No modelo atualizado o antigo motor Mercedes-Benz OM 352 foi substituído pelo OM 366 LA militarizado, o que proporcionou um grande ganho de potência (de 158 cv para 230 cv) e, consequentemente, mobilidade. A caixa de marchas original Mercedes G3-36 mecânica foi substituída por uma automática Allison da série 3000, eletrônica, que vem acoplada à caixa de transferência Engesa que foi totalmente revisada. Nos primeiros testes realizados o protótipo alcançou a velocidade máxima de 110 km/h em terrenos livres e se mostrou apto a chegar aos 80 km/h em situação off-road. Sua autonomia também aumentou significativamente, passando de 750 para 950 quilômetros.

Segundo Glauco Bueno da Silva, gerente da Engemotors ― do Grupo Brasilia Motors ―, que está procedendo a atualização dos veículos de combate, “um dos motivos da utilização do câmbio automático em todas as unidades do Urutu ou Cascavel fica por conta da geração da maior facilidade de condução. Em um carro de combate, quando em situação de batalha, é muito mais complicado o piloto manter parte da sua atenção dedicada a passar marchas, usar embreagem, escolher a melhor marcha para determinada situação, etc. Com o câmbio automático o piloto fica liberado dessas atividades adicionais e pode ficar mais atento para as operações inerentes às manobras de guerra. O câmbio da família 3000 que estamos usando se mostrou muito resistente e trouxe um resultado bastante interessante para o protótipo que está em testes. A performance que temos com o modelo atual é bem superior à dos veículos antigos equipados com câmbio automático, já que a geração usada no Urutu não tinha gerenciamento eletrônico e uma série de atualizações tecnológicas que favorecem sua operacionalidade”.

Todos os demais sistemas de funcionamento do protótipo foram revistos, entre eles: freios, eixos cardãs, borrachas de vedação da carroceria, pressurização dos diferenciais e suspensão boomerang, bomba de porão, etc. Os resultados mostram que com as melhorias tecnológicas que foram introduzidas as unidades inativas do Urutu elas podem ser reativadas e muito úteis para o Exército Brasileiro.

Fonte: meucarronovo.com.br

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Sea doo lança triciclo Can-Am Spyder Roadster Touring


A Bombardier lança no Brasil o novo Can-Am Spyder Roadster Touring (RT-S), lançado oficialmente no Canadá no final de 2009. No Brasil, o preço sugerido do triciclo é R$ 90.800.

O modelo 2010 foi apresentado nesta segunda-feira (25) durante o Spyder Day, realizado no Autódromo de Interlagos, em SP. A marca já comercializa no país o Roadster Sport (RS) desde 2008.

A nova versão triciclo tem duas rodas na frente e uma roda traseira e vem equipado com sistema de estabilidade de veículo (VSS), que inclui freio antibloqueio. Entre os itens de segurança o RT-S traz também freios ABS e o controle de tração traseira (TCS).

O motor é um Rotax 990 e está acoplado a um câmbio automatizado, transmissão já existente em alguns carros nacionais. De série são oferecidos para-brisa elétrico, som MP3 com auto-falantes na dianteira e traseira, manopla aquecida, apoio de mão traseiros aquecidos e regulagem elétrica da suspensão.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Mercedes SLK de Amado Batista - Perda total

O Mercedes SLK conversível do cantor Amado Batista pegou fogo na tarde deste domingo, em Anápolis (GO) e atravessou a rodovia, de ré, e só parou na ilha central da BR-060. O músico disse que a fumaça provocada pelo estouro do motor entrou no carro e quase o sufocou. "Era muita fumaça e quase me sufoquei. Parei o carro rápido no acostamento e sai de dentro dele. Ainda bem que saí ileso."

Amado Batista disse que estava sozinho no carro e que seguia para a casa de amigos, em Anápolis (GO). "Eu estava dirigindo a cerca de 110 km/h quando o pneu traseiro estourou e o motor também. Foi de repente. Por sorte o carro não balançou na pista, ", disse o músico.

O cantor não ficou ferido no acidente, mas ficou com medo do carro explodir e machucar as pessoas que pararam para ajudá-lo. Ele disse que muito óleo começou a cair no asfalto, sob o carro. "Foi onde começaram a aparecer as primeiras chamas. Estava assustado porque o tanque estava pela metade e tinha muito combusítvel para queimar."

Poucos minutos depois, o carro começou a andar sozinho. "Eu parei num trecho de subida. Acho que o fogo consumiu o freio de mão e o carro, em chamas, começou a descer de ré, atravessou a pista e só parou na ilha central. Por sorte, os motoristas já tinham visto a movimentação no local e reduziram a velocidade e não atingiram o meu carro, que ficou completamente destruído", disse o cantor popular.


Fonte: g1.com.br

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Nova Fazer Limited Edition 2010 - Yamaha


A Yamaha lançou apresentou esta semana a nova Fazer Limited Edition 2010, basicamente a configuração é a mesma da Fazer, o que muda é o grafismo que agora possui detalhes em dourado. O valor não foi divulgado.





Policia Sueca em ação - Volvo rules







Intercepta, bloqueia, capota e ainda para por cima....

Fonte: tenso.blog.br

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

GM apresenta Granite como conceito de crossover

A GM apresentou nesta segunda (11), no Salão de Detroit, uma nova proposta de crossover, o Granite. O objetivo da marca é desenvolver SUV’s menores para atrair jovens compradores. Com 4,09 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,53 m de altura, o modelo “quadradão” se destaca pelas 4 portas que são articuladas na parte traseira, assim, não há pilar entre as portas dianteiras e traseiras.

O protótipo é equipado com motor GM 1.4 turbo, ligado a uma transmissão de seis velocidades. O design da parte interna é inspirado em aviões.

A General Motors não divulgou se pretende iniciar a produção do modelo.


Fonte: g1.com.br

sábado, 9 de janeiro de 2010

Jeep Wrangler alvinegro é o xodó do Luxemburgo

A comissão técnica, a mídia e a esperança de dias melhores para a torcida do Atlético - MG aportaram na Cidade do Galo com a chegada de Vanderlei Luxemburgo ao clube. Mas não apenas isso. Diariamente estacionado no CT atleticano, sempre próximo ao campo principal, há um carro que faz o coração de Luxa bater mais forte. Trata-se do xodó do treinador: um Jeep Wrangler 4 x 4, ano 1997 e alvinegro como o uniforme do Galo.

- Por esse eu tenho xodó, sim. Não só eu como a minha mulher também. Ela não deixa ninguém andar nele. Só eu e ela que podemos dirigi-lo – conta o técnico.

Luxa explica que o simpático Jeep virou uma espécie de amuleto e o vem acompanhando nos últimos anos.

- Belo Horizonte, São Paulo, Santos... Para onde vou, ele vem junto. É uma delícia andar nele. Tiramos a capota e é uma curtição – diz o treinador.

Fonte: globoesporte.com.br

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Tata lança minivan baseada no Nano

Depois de criar o carro mais barato do mundo, a Tata parece também querer o título de minivan mais em conta do mercado. O Magic Iris, apresentado no Salão do Automóvel de Nova Délhi, na Índia, lembra uma Towner, mas como é feito na mesma plataforma do Nano, leva somente cinco passageiros.

O motor a diesel é de 611 cm³ e tem 11 cv´s de potência, o que permite que a minivan alcance, no máximo, 55 km/h. O tanque de combustível tem capacidade para 10 litros.

A proposta é interessante para os consumidores de triciclos que são muito utilizados na Índia. O preço não foi divulgado, mas deve seguir a filosofia de “carro do povo” do Nano.

Adeus riquixás.....

Piratas sequestram navio com carros Kia e Hyundai

Ano-novo, carro novo. Ao menos para os piratas somali, que atacaram mais um navio no primeiro dia de 2010. O cargueiro Asian Glory foi sequestrado quando carregava mais de 2.300 carros da Hyundai e Kia.

A carga, que tinha como destino a Arábia Saudita, estava paga pelo distribuidor e segurada. Os sequestradores ainda não deram notícias nem cobraram resgate. Os piratas estão ficando mais confiantes e abusados, pois o navio foi interceptado há mais de 1.500 kms da costa. Até quando isso vai ocorrer? será que não existem meios de cessar a pirataria nos dias de hoje? os criminosos tem endereço fixo, a ação para por um ponto final nisso tudo não demoraria mais que 30 dias. Pelo visto falta ânimo mundial para equacionar tal questão.

O navio está atracado na costa da Somália e os 25 tripulantes não estão feridos.


segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Nova Subaru Forester X Columbia Special Edition

A Subaru Austrália anunciou um novo modelo de edição especial para a linha Forester 2010, que oferece níveis de equipamento melhorado e opcionais pelo preço da versão básica.

Com preço de 33.990 dólares australianos, apenas 1050 Subaru Forester X Columbia estarão disponíveis a partir de 4 de janeiro. Lançado em colaboração com a Columbia Sportswear Company, o Forester possui acessórios para atrair aventureiros "Weekend".


Novas rodas de 16 polegadas substituem as rodas de aço tradicionais, enquanto faróis de neblina, travessas rack de teto, uma bandeja de carga removível no porta malas e um pára-choques de proteção do painel traseiro etapa são adicionados à edição de Columbia.

O Forester possui um motor de 2,5-litros de 4 cilindros que permanece inalterado bem como o câmbio manual de 5 velocidades ou automático de 4 marchas, ambos comandando as quatro rodas através de um sistema de tração permanente.

Ele também vem com ABS com EBD, controle de estabilidade, seis airbags (frontais, laterais e cortina), ar condicionado digital e vidros e espelhos elétricos como itens de série.

Com base na versão de entrada Forester X, os bancos da Columbia são revestidos em tecido especial para facilitar a limpeza e ainda possui + 4 padrão quatro alto-falantes em relação a versão normal de série.