Baseada no Gol G5, a nova picape Saveiro chega com a missão de dar a volta por cima e bater a Fiat Strada e a Chevrolet Montana, primeira e segunda colocada no ranking de vendas. Líder do segmento de picapes leves nos anos 90, a Saveiro foi perdendo fôlego no mercado e hoje é a terceira colocada, à frente apenas da Ford Courier que desde seu lançamento mudou pouco.
Os modelos cabine simples e estendida são oferecidos em três opções de acabamento. A versão de entrada, que recebe o nome apenas de Saveiro 1.6, não possui nem calotas para as rodas, e deverá ser voltada principalmente para o uso comercial.
A top de linha, chamada Trooper, sai de fábrica com direção hidráulica, computador de bordo, ajuste de altura e profundidade do volante, faróis de neblina, além de adesivos exclusivos na lateral e na traseira. O preços sugeridos da versão mais sofisticada são R$ R$ 36.440 (simples) e R$ 38.990 (estendida).
A nova aposta da VW segue a mesma receita bem sucedida do novo Gol. A “cara”, inclusive, é a mesma do hatch. O painel e o acabamento interno também são idênticos. As diferenças estão na traseira que traz faróis semelhantes aos do primo Fox e no desenho da lateral, com a adoção do degrau que facilita o acesso a caçamba – já presente na Montana. Outra novidade é a opção com cabine estendida que tem capacidade para 300 litros de bagagem atrás dos bancos e leva 734 litros na caçamba. Na versão cabine simples a distribuição é 108/924 litros.
Com a nova geração da Saveiro, que chegou a ser cogitada se chamar Arena, a VW pretende voltar a ganhar peso entre as picapes leves. O reinado da Saveiro começou a ser ameaçado em 1995 com a chegada da picape Chevrolet Corsa e dois anos depois com a Ford Courier.
Mas a verdadeira ameaça veio em 98 com a Fiat Strada que em pouco tempo tomou a frente e tornou-se líder do segmento, posto que ocupa até hoje e não pretende perder. Prova disso foi o lançamento, em julho, da Strada Cabine Dupla, a primeira picape leve do país com capacidade para 4 pessoas. Segundo dados da Fenabrave, foram vendidas até julho deste ano, 49.911 da picape da marca italiana, mais do que a soma de vendas das outras três concorrentes.
A segunda colocada atualmente, a Montana, surgiu em 2003 para substituir a versão Corsa, e só não o fez como superou os resultados obtidos pela antecessora e passou a ser uma ameaça para a líder. A briga deve esquentar com a chegada da nova família de carros da GM, batizada de Viva, que tem uma picape entre as novidades.
Já a Ford Courier parou no tempo, lançada em 97, de lá para cá passou apenas por pequenas reestilizações, mas mantém o mesmo “jeitão”. A lanterninha do segmento já foi apresentada na versão 2009 e como era esperado, sem novidades. A falta de investimento na picape reflete diretamente nas vendas. No acumulado de 2009 foram comercializadas pouco mais de 5 mil unidades.
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