segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Triciclos made in Paraná - Trimax

O sobrenome alemão pode ser traduzido como “homem da popa”, mas não é às embarcações que Roberto Heckmann, 58 anos, se dedica. Há quase dez anos, o seu negócio é criar e fabricar triciclos na sua empresa, a Trimax, em Curitiba. O primeiro ficou pronto em 2000 e foi fruto da vontade do empresário “de criar alguma coisa”, como ele define. O resultado foi tão bom que há 5 anos Heckmann vem atendendo os pedidos de compradores de todo o país. Sua pequena indústria está instalada no bairro Tingui. Nesse período, entregou 30 unidades que hoje estão rodando pelo PR, SC, SP, ES e MA, só para citar alguns destinos.

As vendas crescem mesmo sem o empresário investir no marketing. “Ainda não tenho capacidade produtiva para atender pedidos que surgiriam a partir de alguma ação mais ofensiva de divulgação”, explica. Este ano, por exemplo, Heckmann decidiu não participar do Salão Duas Rodas em SP, no início de outubro, por esse motivo.

E será que isso pode mudar no futuro? “Estou indo conforme a maré”, conta ele, mas garante que espera dobrar a produção em 2010 em comparação com es­­te ano, em que foram feitos sete triciclos. “Espero ter um local mais amplo para trabalhar, com mais funcionários e mais pedidos”, completa. O crescimento, na verdade, já começou. Há um ano, desde que mudou de Pi­­nhais, na região metropolitana, para o bairro Tingui, Heckmann contratou três pessoas para ajudar no produção dos triciclos.

No sangue

O empresário é apaixonado pe­­las motocicletas e descobriu que essa paixão está no sangue. Ou­­tro dia, revirando uma caixa com fotos antigas, encontrou imagens do seu bisavô em uma mo­­to. Então, era natural que ele co­­locasse em prática seu desejo de “criar algo diferente” nesse segmento. Formação acadêmica ele não tem. Lembra que deixou a es­­­cola aos 14 anos de idade para trabalhar com o pai em oficina me­­cânica, mas o reparo nunca foi o seu forte. Ele queria mesmo inventar.

E Heckmann foi feliz na sua criação. Os triciclos que ele produz têm excelente acabamento. Os bancos, por exemplo, não têm costuras para evitar que entre água. E o motor é extremamente silencioso, ideal para quem quer viajar com tranquilidade. Outra característica importante é a economia. O tanque de combustível tem capacidade para 40 litros. Assim, dependendo do modelo, é possível rodar mais de 700 quilômetros sem reabastecer.

Os motores usados nos modelos da Trimax são os da VW e da Honda. Os da Volks ele com­­pra novos, nas revendas. Já os da Honda, devido ao alto custo dos zero quilômetro, são de carros sinistrados, mas com no má­­ximo 2 mil km de uso. Os preços dos triciclos variam de R$ 41 mil a R$ 53,6 mil. O prazo de entrega, a partir de feito o pe­­dido, é de cinco meses. Esse tempo é necessário para a produção e também para que a Trimax providencie toda a documentação do triciclo.

Por enquanto, Heckmann só desfruta dos triciclos que produz nos testes que faz antes de entregar o produto para o cliente. É que até agora ele não conseguiu construir o seu. “Toda vez que estou terminando um para mim aparece um cliente e acabo vendendo”.


Fonte: Gazetadopovo.com.br

3 comentários:

  1. Já vi que vcs são feras no assunto...pergunto:
    Vcs construiriam um triciclo fechado, de pequenas dimensões, para duas ou três pessoas,(duas na frente) movído a Álcool, eletricidade e pedal(plenemente hibrido)e se puderem fazer , qual a estimativa de custo? e é possivel se registrar tal veiculo no Detran/Ba?

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  2. Olá, é possivel fazer um triciclo usando uma lambretta ou vespa?
    marciolillow@hotmail.com

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  3. td bem cara ! gostei mt criatividade ... legal . eu tenho o fusca e opala qual deles q é melhor p fazer o triciclos ? qual deles q eu posso aproveitar o chassis ? pois eu quero comprar o quadro e capô de fibras igual a foto em cima triciclo cor azul com porta mala !!! me mande pelo meu email , designer_prata@hotmail.com obrig

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