A categoria on/off road recebe mais uma integrante (que volta do além túmulo): a NX 400i Falcon 2013. Baseado na NX4 Falcon, que recebeu atualizações para ficar em acordo com as normas ambientais. Além disto, o modelo ganhou sistema de injeção eletrônica, e promete agradar o mercado, que busca uma motocicleta de média cilindrada com apelo de uso misto.
A motocicleta será produzida na fábrica de Manaus e volta sem muitas novidades, traz apenas a injeção PGM-FI e perfumarias, como o painel digital. Mais do mesmo.
Estilo
Na dianteira, o modelo é equipado com farol multi-refletor, com lentes de policarbonato de 60/55 W, que propiciam excelente visibilidade noturna. Ou seja, nada diferente da anterior.
O desenho da carenagem mostra o peso dos anos, já que foi lançada em 1999, em substituição a saudosa NX350 Sahara, que tinha 6 marchas, carenagem com parabrisas integrado e 31 cv.
O propalado destaque é o painel de instrumentos, atualizado e agora, digital. Em seu visor, é possível fazer a leitura do marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetros total e parcial, além de luzes espia da injeção eletrônica PGM-FI, piscas, farol alto e neutro. Resumindo, a Honda resolveu utilizar o painel da finada XR 250 Tornado, instalou injeção, baixou a potência e aumentou R$ 4.000,00 em relação ao último valor da Falcon 0km,comercializada em 2008. Isso pode ser considerado por muitos, uma total falta de respeito com o consumidor.
Agora, o modelo vem equipado com bagageiro integrado às alças do garupa, que facilita a acomodação de carga, uma vez que possui pontos de fixação pré-definidos para a instalação de bauletos. Este item foi copiado da XR250 Tornado e da Suzuki YES 125.
As principais dimensões, comprimento x largura x altura, são 2.157 x 789 x 1.222 mm, com distância entre os eixos de 1.434 mm.
Performance
O destaque do modelo 2013 é ser alimentado por injeção, que aliado ao catalisador, faz com que a motocicleta atenda ao Promot 3.
Desenvolve potência máxima de, apenas, 28,7 cv a 6.500 rpm, e torque máximo de 3,27 kgf.m a 6.000 rpm, com isto a Honda conseguiu tornar a moto menos potente que a Kawasaki Ninja 250 e a Kasinski Comet 250. Francamente, a Falcon deveria desenvolver cerca de 38 cv para poder mencionar que houve uma evolução, de fato, em relação ao modelo 2008.
A Falcon possui câmbio de cinco velocidades, partida elétrica, tanque de combustível com capacidade para 15,3 litros (reserva de 5,3 litros) e bateria selada, isenta de manutenção periódica.
Prática
O chassi da NX 400i Falcon é do tipo berço semiduplo, que oferece uma condução ágil com equilíbrio do conjunto em qualquer tipo de terreno.
Além disso, a motocicleta conta com suspensão dianteira de longo curso com 215 mm na dianteira, e sistema Pro-link de 180 mm de curso na traseira. Para complementar o conjunto, é equipada com rodas de 21’’ na frente e traseira de 17’’, além de pneus MT 60 de uso misto, que proporcionam boa aderência e capacidade de tração.
Quanto à segurança nas frenagens, o modelo conta com sistema de freio a disco hidráulico. Na dianteira com cáliper de duplo pistão e 256 mm de diâmetro, e na traseira com pistão simples e 220 mm de diâmetro.
A NX 400i Falcon 2013 estará disponível nas cores preta, vermelha metálica e prata metálico, e com preço público de R$ 18.900,00. O valor tem como base o Estado de SP e não inclui despesas com frete e seguro. A garantia é de 1 ano, sem limite de km. Na prática podemos esperar valores na faixa dos R$ 21.000,00, o que fará concorrência direta com motos mais desenvolvidas tecnologicamente, com cilindrada superior a 600cc e com muito mais conforto e modernidade.
Do fundo do baú: volta o painel da XR250 Tornado. |
Fonte: g1.com; honda.com.br; motoonline.com.br
Excelente moto, parabéns pela publicação, um grande abraço e sucesso...
ResponderExcluirIsso que a Honda fez é pura falta de vergonha...
ResponderExcluirComprei a nova NX400i há uma semana e posso dizer que estou gostando muito dela, a tocada é suave por conta da injeção, já tive uma 2002 mas a injetada é muito melhor, esqueça esse negócio de potência menor, você nem percebe, sobe paredes do mesmo jeito, para andar no meio do trânsito é muito boa , leve ágil e o melhor, incrivelmente econômica!! Paguei R$16.990,00 mas está valendo a pena!! recomendo!
ResponderExcluirSó acho que poderia melhorar o acabamento do banco, as rodas poderiam ser pintadas de preto, fora isso, nem precisa mexer mais!!! Estou muito feliz!!!