O primeiro veículo nacional a álcool chegaria dois meses depois, em julho, mas restrito a frotas do governo. Tratava-se do Fiat 147, cuja versão a gasolina era produzida aqui desde 1976. As vendas do carro a etanol ao público só começaram em 1980.
O estímulo ao álcool foi gerado pela alta no preço do petróleo. Mas no final dos anos 80, por causa da baixa no custo da gasolina, o governo mudou o foco. Com isso, houve desabastecimento do combustível vegetal.
O álcool voltaria ao mercado com força total a partir de 2002. Já em março de 2003 chegou às lojas o primeiro carro flexível, que pode rodar com álcool e/ou gasolina, o Volkswagen Gol 1.6
Segundo dados da Anfavea, a associação das fabricantes, desde então até o mês passado, foram vendidos 6,95 milhões de flexíveis no Brasil. Atualmente, essa tecnologia equipa cerca de 88% dos veículos comercializados no mercado nacional.
Pesquisas feitas por montadoras indicam que a maioria dos consumidores utiliza apenas com álcool, cujo preço é mais competitivo que o da gasolina em várias regiões do País.
Fonte: estadao.com.br
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